O aumento abusivo nos Planos de Saúde é prática corriqueira que se apresenta em quase 100% dos casos analisados. Cobrar além do permitido é muito comum e acontece principalmente nos planos coletivos.
Nos casos em que se verifica a abusividade é possível ter os direitos assegurados em via judicial. Quando a Operadora reajusta acima do permitido pela ANS, a saída é entrar com uma ação e pedir o valor pago a maior nos últimos 05 anos e mais indenização por danos morais.
Ao ingressar com a ação, é feito o pedido de suspensão imediata via Liminar - Urgente - para que a mensalidade sofra redução para o valor correto.
Em quase todos os casos a redução já vem no boleto do mês seguinte ao ajuizamento da ação!
O reajuste nos planos segue o limite imposto por lei. Para verificar se seu convênio está seguindo o percentual definido, acesse o site do órgão. Caso o aumento seja maior que o permitido, você pode entrar na Justiça para questionar o valor.
Hoje, a Agência Nacional de Saúde Suplementar autoriza três tipos de reajustes:
anual;
por faixa etária;
por sinistralidade - que é quando o Plano de Saúde alega que o consumidor usou o serviço mais do que o previsto.
Através dos comprovantes de pagamento dos últimos 05 anos, é possível averiguar se houve cobrança indevida. Essas informações podem ser facilmente solicitadas ao Plano de Saúde.
Para saber se você tem direito ao desconto em sua mensalidade e ter de volta os valores pagos indevidamente nos últimos 05 anos, acesse nosso site e fale com um dos nossos advogados Gratuitamente pelo Whatsapp.
acesse: www.diegoramosadv.com.br